Acidentes Domésticos nas Mãos

por | 01/06/2021 | Outras doenças

Os acidentes domésticos nas mãos são tão ou mais comuns quanto os acidentes de trabalho nas mãos. Ocorrem diariamente, quando estamos “desatentos” em casa, relaxando nos momentos de folga.

Acidentes domésticos nas mãos - foto 1São lesões diversas e que acometem todas as idades. Gostaria de chamar atenção para algumas delas. 

Idosos, com animais de estimação, pisos molhados e tapetes, estão sempre em risco de quedas em casa. A fratura da região distal do rádio é a mais comum para quedas em casa ou nos arredores (calçadas e área social do edifício). Escolhi esta lesão em primeiro pelo risco de fraturas da região proximal do fêmur, que podem levar risco à vida destes pacientes.

Minha segunda escolha são as fraturas e lesões de pele de ponta de dedo em crianças, nas portas e gavetas. É muito comum encontrarmos pacientes na primeira infância com lesões de ponta de dedo nos prontos-socorros. Essas lesões acontecem em “um segundo” de descuido dos pais ou cuidadores. Chamo atenção para as lesões de ponta de dedo e traumas até mais graves em pacientes que colocam os dedos na tomada. 

Acidentes domésticos nas mãos - foto 2Causa bastante comum de necessidade de tratamento cirúrgico são as lesões tendíneas e nervosas causadas por facas. Um trauma característico do Brasil é a “lesão do pão de queijo”. Ao se tentar separar 2 ou mais pães congelados com uma faca, a sua ponta perfura a palma ou o dedo e corta o nervo (lesões de nervos periféricos) ou tendão (lesão tendínea na mão) na mão. Já operei incontáveis pacientes por causa disto.

Pensando-se em lesão tendínea na mão, uma causa “boba” de corte nas mãos que pode estar acompanhada por necessidade de reparo de tendão são as latas que abrimos com um anel e retiramos toda a tampa. A borda dessa tampa é extremamente cortante. 

Lembro de diversos casos de lesão por vidro. A maioria delas aconteceu na pia, com o paciente lavando louças. O copo escorrega e ao se tentar pegá-lo, o ferimento causa ruptura do tendão ou nervo. Já atendi pacientes em que o vidro do “box” do banheiro “estourou” e além da lesão nas mãos, o paciente com muitos cortes pelo corpo.

Acidentes domésticos nas mãos - foto 3Profissionais sofrem com mãos gravemente traumatizadas por serra circular (popularmente conhecidas como “makita”). Quando essas serras são utilizadas para uso doméstico, principalmente para cortar madeira, os acidentes acontecem. E sua gravidade sempre preocupa.

Acidentes com liquidificadores e processadores são incomuns, mas o estrado costuma ser grande.

A porcelana, quando quebrada, fica tão cortante quanto uma lâmina. Observamos acidentes com pratos, xícaras e tigelas, mas não podemos esquecer da louça das privadas e a contaminação deste tipo de ferimento. 

O esmagamento das pontas dos dedos pode ocasionar hematomas subungueais. Se este hematoma for igual ou maior do que 50% da área da peça ungueal (unha), está indicada a drenagem. Pode-se optar por anestesiar o dedo ou não e realizar furos com uma agulha 40×12 estéril. A infecção é uma complicação grave deste procedimento.  

Crédito de foto de destaque: Foto de cottonbro no Pexels

Dr. Diego Figueira Falcochio

Ortopedista especialista em mão e microcirurgia

CRM 122.897 TEOT 11.487

Leia também

Artroscopia nas fraturas do punho

Artroscopia nas fraturas do punho

A artroscopia do punho está cada vez mais consolidada para tratar cistos sinoviais volares e dorsais do punho, lesões do complexo da fibrocartilagem triangular (CFCT), lesões do ligamento escafolunar, auxiliar no tratamento da Doença de Kienböck (necrose avascular do osso semilunar) e auxiliar e nas artrodeses parciais do carpo.

ler mais

Pin It on Pinterest