Cisto sinovial dói?

Postado em: 20/05/2024

O Cisto Sinovial é uma das condições mais comuns encontradas nas mãos e punhos, mas muitas pessoas não conhecem esse quadro ou têm dúvidas sobre o seu diagnóstico e tratamento.

Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre esse tipo de cisto para que você possa compreender melhor como ele é manejado. Continue sua leitura para conferir!

O que é um cisto sinovial?

Um Cisto Sinovial é um nódulo benigno, cheio de líquido, que geralmente se forma nas articulações ou nos tendões. Ele é mais comum nas mãos e punhos, embora possa aparecer em qualquer parte do corpo. 

Esses cistos se desenvolvem quando o fluido sinovial, que normalmente lubrifica as articulações e os tendões, escapa para o tecido circundante, formando uma bolsa que se assemelha a uma bolha.

Cistos sinoviais causam dor?

A presença de dor nos cistos sinoviais pode variar, sendo que esse é um dos fatores que influencia na escolha do seu tratamento. A existência ou não de dor depende de questões como o tamanho do cisto e sua localização, sendo sempre fundamental um diagnóstico apropriado para confirmar essa condição e descartar a possibilidade de ser um outro tipo de nódulo.

Como funciona o diagnóstico do cisto sinovial?

O cisto sinovial na mão, mais especificamente o cisto sinovial dorsal, é diagnosticado inicialmente com uma inspeção médica que envolve avaliação visual e toque na região. Além do exame físico, podem ser solicitados exames complementares, principalmente quando há dúvidas de que se trata realmente desse tipo de cisto.

Esses exames podem incluir radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética. Além disso, pode ser feita uma avaliação com o uso de transluminescência para avaliar se o interior do nódulo realmente contém líquido — se caracterizando como um cisto sinovial — ou se é sólido, como em outros tipos de tumor.

Como funciona o tratamento para o cisto sinovial?

Existem diferentes tipos de tratamento para essa condição, sendo que a escolha depende do tamanho e da localização do cisto, assim como de seus efeitos na qualidade de vida do paciente.

O Dr. Diego considera como padrão ouro a técnica cirúrgica de artroscopia, caracterizada por um procedimento minimamente invasivo que permite a remoção do cisto por meio de pequenas incisões.

A artroscopia facilita a compreensão do quadro, favorecendo também a identificação de outras lesões que possam existir na mesma região. A existência de problemas associados é muito comum em casos de cisto sinovial, de forma que esse procedimento vale a pena para muitos indivíduos.

De qualquer forma, é necessário discutir com seu médico sobre as expectativas para o seu caso, avaliando benefícios e contraindicações de se submeter a um procedimento cirúrgico. Quando não existem sintomas e o paciente não tem desconfortos estéticos significativos, pode ser mais indicado evitar uma operação.

Assim como em qualquer questão médica, o tratamento do cisto sinovial é algo muito particular e deve ser avaliado com base em um diagnóstico preciso e na consideração das particularidades do paciente. Um plano personalizado será criado para você a partir de suas demandas!

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o assunto. Não deixe de agendar uma consulta com o Dr. Diego para uma avaliação apropriada do seu quadro!

Dr. Diego Falcochio
Especialista em Cirurgia de Mão e Microcirurgia 
CRM 122897 | RQE TEOT 11.487

Leia também:

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos

Seja o primeiro a avaliar este post.