Como é feita a cirurgia de cisto sinovial na mão?
Postado em: 16/05/2024
A cirurgia de Ciisto Sinovial na mão pode se dar de duas formas principais: com uma técnica minimamente invasiva — conhecida como artroscopia — ou de modo mais tradicional, com a técnica de operação aberta. A escolha varia de acordo com particularidades do sisto e do paciente, sendo que hoje vamos trazer uma visão geral sobre esses dois procedimentos.
Se você foi diagnosticado com um cisto e quer saber mais sobre as possibilidades de tratamento cirúrgico, não deixe de continuar sua leitura! Vamos lá?
O que é um cisto sinovial?
O “Cisto Sinovial” é um nódulo não canceroso que geralmente se forma próximo a uma articulação ou um tendão. Na mão, esses cistos são mais comuns ao redor do punho e podem causar dor e limitação de movimento, dependendo do seu tamanho e localização.
Os cistos podem variar de tamanho e ter efeitos mais ou menos incômodos de acordo com a sua localização e dimensão. Alguns persistem e podem ser dolorosos, ou mesmo dificultar a realização de tarefas do dia a dia.
Cirurgia artroscópica para cisto sinovial
A cirurgia artroscópica é uma técnica minimamente invasiva, feita com pequenas incisões e com um menor tempo de recuperação em comparação à cirurgia tradicional. Nela:
- o paciente fica deitado de barriga para cima na mesa de operação, com seu braço tracionado;
- É realizada uma pequena incisão na região do punho e os instrumento cirúrgicos são inseridos juntamente com uma microcâmera por esse corte.
- A câmera entra pela cápsula dorsal, para que o cisto seja localizado e removido.
Os locais exatos pelos quais a câmera e os equipamentos cirúrgicos serão inseridos podem variar de acordo com cada caso. A modalidade de cirurgia artroscópica facilita a identificação de lesões durante a operação e favorece um processo de recuperação mais rápido.
Cirurgia aberta para cisto sinovial
A cirurgia aberta é a técnica mais tradicional para a remoção de um cisto sinovial, podendo ser recomendada em alguns casos embora venha sendo cada vez mais substituída pela modalidade artroscópica. Nela:
- os tendões extensores são afastados e é feito um corte maior em comparação à técnica artroscópica;
- O cisto sinovial é identificado e a região ao seu redor é dissecada até que ele seja alcançado e a sua ressecção seja realizada.
A cirurgia aberta nessa situação é considerada um procedimento de pequeno porte e também pode ter excelentes resultados, embora o tempo de recuperação a curto prazo seja maior em comparação à operação minimamente invasiva.
Ambas as modalidades cirúrgicas no tratamento do cisto sinovial podem contribuir significativamente para a qualidade de vida do paciente, eliminando os desconfortos e limitações impostos por essa condição. É importante conversar pessoalmente com um especialista para uma análise individualizada do seu caso e a indicação da melhor forma de tratamento possível.
Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o assunto! Para realizar uma avaliação com o Dr. Diego, não deixe de agendar sua consulta pelo WhatsApp!
Dr. Diego Falcochio
Especialista em Cirurgia de Mão e Microcirurgia
CRM 122897 | RQE TEOT 11.487
Leia também: