Como é a recuperação da cirurgia de síndrome do túnel do carpo?
Postado em: 06/05/2024
A Síndrome do Túnel do Carpo é uma condição comum que pode causar dor e dormência na mão e no punho. A cirurgia muitas vezes é recomendada para o tratamento dessa condição, sendo que o pós-operatório faz toda a diferença para a recuperação do indivíduo.
Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre o período que decorre após esse tratamento cirúrgico, comentando alguns cuidados que geralmente são indicados para os pacientes. Continue sua leitura para conferir!
O que é a síndrome do túnel do carpo?
A “Síndrome do Túnel do Carpo” é uma condição que ocorre quando o nervo mediano, que passa pelo túnel do carpo no punho, é comprimido. Isso pode causar sintomas como dor, formigamento e fraqueza na mão e nos dedos.
A cirurgia para liberar o túnel do carpo é frequentemente recomendada quando outros tratamentos, como o uso de talas e medicamentos, não proporcionam alívio adequado.
Cuidados recomendados no pós-operatório da cirurgia da síndrome do túnel do carpo
As especificidades do período pós-operatório variam de acordo com particularidades do paciente e do tipo de cirurgia realizada. A cirurgia endoscópica é a modalidade mais utilizada atualmente pelo Dr. Diego e a sua recuperação envolve orientações como:
- Manter a mão operada apoiada no ombro do lado oposto do corpo por três dias após a cirurgia (a mão esquerda deve ser apoiada no ombro direito e vice-versa). O objetivo é que, assim, o membro operado se mantenha acima da altura do coração, o que ajuda a evitar dores, edemas e inchaço.
- Não movimentar os dedos da mão operada durante esses primeiros três dias, voltando a praticar movimentos de extensão e flexão dos dedos com cuidado a partir do quarto dia.
- Tomar um antiinflamatório recomendado pelo médico durante sete dias após a operação, com o objetivo de controlar a dor da cirurgia. O cirurgião também pode prescrever outras medicações se o paciente tiver dor intensa ou se houverem outras demandas específicas do seu caso.
Os pontos da cirurgia são removidos por volta do 14º dia após a operação. O retorno da sensibilidade das mãos e dos dedos varia de acordo com a gravidade do quadro do paciente.
Cuidados em relação ao trabalho
Pacientes que trabalham com atividades como digitação podem retomar suas atividades por volta do 4º dia após a cirurgia, mas isso deve ser feito de forma mais lenta e gradual. Já os indivíduos que trabalham utilizando a força das mãos podem precisar de 1 a 3 meses para retomar suas atividades.
Cuidados em relação à atividade física
Os pacientes que realizaram uma cirurgia para tratar a síndrome do túnel do carpo geralmente podem voltar a fazer atividades físicas aeróbicas e dos membros inferiores dentro de 1 ou 2 semanas. É importante que hajam cuidados apenas para não expor a mão operada a riscos: o Dr. Diego não recomenda, por exemplo, que sejam feitas corridas na rua devido ao risco de quedas.
As atividades que envolvem as mãos ou os braços geralmente podem ser retomadas dentro de 2 a 4 semanas após a operação, mais uma vez seguindo os cuidados que forem recomendados pelo profissional.
A recuperação da cirurgia para tratar a síndrome do túnel do carpo pode ser um período tranquilo com os cuidados adequados. Não deixe de manter contato com o seu médico ao longo do pós-operatório, tirando qualquer dúvida que possa surgir e seguindo as recomendações específicas para o seu quadro.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Não deixe de entrar em contato para agendar uma consulta com o Dr. Diego e avaliar se a cirurgia é a opção de tratamento mais adequada para você!
Dr. Diego Falcochio
Especialista em Cirurgia de Mão e Microcirurgia
CRM 122897 | RQE TEOT 11.487
Leia também: