Síndrome do túnel do carpo: Qual o tempo de afastamento necessário?
Postado em: 13/05/2024
A Síndrome do Túnel do Carpo pode precisar de tratamento cirúrgico quando medidas conservadoras não trazem o alívio necessário para o paciente. Nessas situações, pode ser escolhida uma abordagem operatória minimamente invasiva — cirurgia endoscópica —ou uma abordagem aberta, com técnicas mais tradicionais.
O tipo de cirurgia e as particularidades do paciente são fatores importantes que influenciam no processo de recuperação, impactando também no tempo de afastamento necessário do trabalho e das atividades cotidianas. No conteúdo de hoje vamos conversar com mais detalhes sobre esse assunto, trazendo uma visão geral do tempo que você pode ter que aguardar para retomar seus afazeres. Continue sua leitura para conferir!
O que é a síndrome do túnel do carpo?
A “Síndrome do Túnel do Carpo” é uma condição na qual o nervo mediano, que atravessa o túnel do carpo no punho, é comprimido. Esse nervo é responsável pela sensibilidade e movimento de partes da mão, de forma que a compressão pode causar sintomas como dor, formigamento e fraqueza.
Ao suspeitar dessa condição, é muito importante consultar um ortopedista especialista em mãos para investigar o problema e identificar o tratamento adequado. Quando a cirurgia é indicada, a modalidade endoscópica tem sido mais utilizada, mas isso pode variar de acordo com o seu caso e o seu cirurgião.
Qual é o tempo de afastamento necessário após uma cirurgia de síndrome do túnel do carpo?
O Dr. Diego trabalha principalmente com a técnica minimamente invasiva, realizando a cirurgia aberta apenas em casos específicos. Confira a seguir algumas considerações do médico sobre o tempo de afastamento necessário para diferentes tipos de atividades.
Tempo de afastamento do trabalho
Pacientes que trabalham com digitação ou atividades que envolvem o celular, por exemplo, muitas vezes podem retomar suas atividades por volta do 4º dia após a operação. A velocidade e a intensidade do trabalho deve ser reduzida pelo tempo recomendado pelo médico, sendo importante que haja um maior cuidado com a mão operada.
Indivíduos que trabalham com força nas mãos, por sua vez, costumam precisar de 1 a 3 meses para retomar suas atividades laborais. Esse é o que geralmente leva para que haja a cicatrização do nervo transverso do carpo.
Tempo de retorno para atividades físicas
Atividades físicas aeróbicas ou que utilizam apenas os membros inferiores geralmente podem ser retomadas entre a primeira e a segunda semana após o procedimento cirúrgico. Já os exercícios que envolvem força das mãos ou dos braços costumam ser liberados entre a 2ª e a 4ª semana depois da operação.
Em todos esses casos, é fundamental tomar cuidado para não exagerar na força das mãos, para não causar problemas e não retardar o tempo de recuperação da cirurgia. O Dr. Diego também recomendo cuidados com o contexto em que as atividades são realizadas: ele sugere, por exemplo, que os pacientes evitem correr na rua, para prevenir o risco de quedas que podem levar a bater a mão.
Outras considerações importantes
Não existem riscos de que os resultados da cirurgia sejam “estragados” por algo que o paciente faça. Os cuidados são essenciais, porém, para evitar novos problemas e manter um processo de recuperação ágil e assertivo.
É normal que o indivíduo receba alterações na sensibilidade da mão após a cirurgia, o que melhora dentro das primeiras semanas do pós-operatório na maioria dos casos. Em situações em que a síndrome do túnel do carpo era mais grave, pode levar entre 5 e 7 meses para que a sensibilidade da mão e dos dedos seja recuperada completamente.
O tempo para retornar ao trabalho e às atividades cotidianas após uma cirurgia de síndrome do túnel do carpo pode variar de pessoa para pessoa. Não deixe de conversar com seu médico sobre as expectativas da sua situação, coletando também as orientações e cuidados específicos para o seu caso.
esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Não deixe de agendar um horário com o Dr. Diego para conversar sobre as opções de tratamento para sua condição!
Dr. Diego Falcochio
Especialista em Cirurgia de Mão e Microcirurgia
CRM 122897 | RQE TEOT 11.487
Leia também: