Como tratar cisto sinovial?
Postado em: 23/05/2024
O Cisto Sinovial é um nódulo benigno cheio de líquido que pode surgir em várias partes do corpo, sendo mais comum nas mãos e punhos. Embora muitas vezes ele não cause dor ou desconforto, esses sintomas podem surgir dependendo do tamanho e da localização do cisto.
O tratamento é determinado de acordo com as particularidades do paciente e os efeitos causados por essa condição. Hoje vamos conversar sobre algumas das principais opções Consideradas pelos ortopedistas para lidar com esse quadro. Continue sua leitura para conferir!
O que é um cisto sinovial?
Antes de discutirmos o tratamento, é importante entender exatamente o que é um “Cisto Sinovial”. Tratam-se de bolsas fechadas que contêm fluido sinovial, o mesmo líquido que lubrifica as articulações e tendões no corpo.
Os cistos geralmente se formam devido a uma fraqueza na cápsula articular ou na bainha do tendão, permitindo que o fluido se acumule. A condição ocorre principalmente na região do punho, sendo este o nosso foco no conteúdo de hoje.
O tratamento do cisto sinovial
Como comentado anteriormente, o tratamento varia de acordo com as características e os efeitos do cisto sinovial. Confira algumas modalidades a seguir!
Observação
O especialista deve fazer uma avaliação completa para confirmar o diagnóstico de cisto sinovial e verificar os seus efeitos na qualidade de vida do paciente. Quando o cisto não causa dor, nem desconforto estético, nem traz lesões associadas, o mais indicado é apenas observar o quadro e não adotar nenhum tipo de intervenção.
O cisto pode crescer ao longo do tempo e, nesse caso, o paciente deve retornar ao consultório para que um plano de tratamento seja elaborado. No entanto, o cisto também pode diminuir e desaparecer sem que nenhuma medida seja tomada, de modo que o paciente pode evitar se submeter a procedimentos médicos.
Antes de optar pela observação, porém, é fundamental confirmar com o profissional de que se trata realmente de um cisto sinovial inofensivo.
Tratamentos conservadores para o alívio da dor
Quando o cisto sinovial causa dor ou desconforto agudo, o tratamento pode envolver medidas como:
- Uso de uma prótese durante a noite para que o punho não fique muito flexionado nem muito esticado, com o objetivo de reduzir a sensação de incômodo;
- Uso de remédios para dor recomendados pelo médico;
- Prática de reabilitação com fisioterapia Para reduzir a dor e o desconforto.
Aspiração do cisto sinovial
A aspiração pode ser indicada para pacientes que não obtiveram alívio com as opções conservadoras mencionadas anteriormente. Neste tratamento, uma agulha é inserida no cisto sinovial para a aspiração do seu líquido, havendo também a injeção de um medicamento para reduzir as chances de recidivas.
Tratamento cirúrgico
A cirurgia pode ser recomendada quando os tratamentos anteriores não forem suficientes ou quando o próprio paciente preferir essa intervenção a algum dos métodos já mencionados. A técnica mais utilizada é a endoscopia ou artroscopia, na qual a remoção do cisto é feita de forma minimamente invasiva. O procedimento pode requerer o uso de anestesia geral.
A escolha do tratamento para o cisto sinovial deve ser avaliada com cuidado e respeito às particularidades de cada caso. Um diagnóstico preciso é o primeiro passo para que você discuta com seu médico sobre os cuidados e intervenções mais indicados para a sua qualidade de vida e segurança.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para agendar uma consulta com o Dr. Diego, não deixe de entrar em contato pelo WhatsApp!
Dr. Diego Falcochio
Especialista em Cirurgia de Mão e Microcirurgia
CRM 122897 | RQE TEOT 11.487
Leia também: