O que causa cisto sinovial?
Postado em: 27/05/2024
O Cisto Sinovial é um nódulo cheio de líquido que frequentemente aparece nas mãos e punhos, causando preocupação e, muitas vezes, desconforto. Entender melhor essa condição é fundamental para o seu diagnóstico e tratamento adequado, então no conteúdo de hoje vamos trazer algumas das considerações principais que você deve saber sobre esse tipo de cisto.
Continue sua leitura para conferir! Vamos lá?
O que é e o que causa um cisto sinovial?
O “Cisto Sinovial” é um pequeno nódulo cheio de líquido sinovial, o líquido que lubrifica as articulações e tendões do corpo. Essa condição, portanto, geralmente se forma ao longo das articulações ou tendões, sendo mais comum nas mãos e nos punhos.
Os cistos muitas vezes podem causar dor, desconforto e limitar os movimentos, dependendo da sua localização e tamanho. Sua formação está associada a uma variedade de fatores, tais como:
- Predisposição anatômica: O paciente pode ter uma tendência de formação de cistos sinoviais devido à estrutura anatômica de sua cápsula articular;
- Ocorrência de traumas: Em pessoas que já têm a predisposição anatômica, o cisto pode surgir a partir de um trauma como uma torção ou uma pancada no punho.
- Pressão na articulação: Ainda para indivíduos com predisposição para essa condição, o cisto pode surgir a partir da realização de atividades que colocam muita pressão sobre o punho.
Assim, percebe-se que a predisposição é o principal fator determinante para desenvolver ou não esse quadro. O tratamento leva em conta a causa do cisto sinovial para determinar a melhor abordagem a ser utilizada, considerando, por exemplo, se existem outras questões a serem tratadas junto com esse nódulo.
Como funcionam o diagnóstico e o tratamento do cisto sinovial?
O diagnóstico inicialmente é realizado a partir de um exame físico no consultório, o qual envolve uma avaliação visual e por toque do ortopedista. Pode ser utilizada uma técnica de transluminescência para analisar o interior do cisto, verificando se ele realmente é preenchido por líquido sinovial ou se é sólido, se tratando de um outro tipo de tumor.
Em alguns casos podem ser necessários exames complementares como radiografias, ultrassonografias ou ressonâncias magnéticas. Com o diagnóstico claro dessa condição, o médico avalia os sintomas do paciente e considera opções de tratamento como:
- Observação: Para casos confirmados de cisto sinovial que não apresentam sintomas ou desconforto estético, pode ser indicada apenas a observação do quadro sem a realização de intervenções, a menos que haja alguma piora.
- Utilização de órtese de apoio: Para alguns pacientes que sentem dor, o médico pode recomendar a utilização de uma órtese durante a noite para manter o punho em uma posição mais confortável.
- Uso de medicamentos e reabilitação; Outra opção para casos de dor aguda, o médico pode recomendar medicações para trazer alívio ao paciente, assim como práticas de reabilitação como a fisioterapia.
- Aspiração do cisto sinovial: Quando as medidas anteriores não se mostram suficientes, o líquido dentro do cisto pode ser aspirado com uma agulha, havendo também a injeção de medicamentos para a prevenção de recidivas.
- Tratamento cirúrgico: Para pacientes que não encontraram solução satisfatória com nenhuma dessas outras medidas, a remoção cirúrgica do cisto pode ser considerada, sendo as modalidades minimamente invasivas as mais comuns nesse cenário.
Se você suspeita que está com um cisto sinovial, é indispensável a avaliação qualificada junto a um especialista. Considerando seu histórico médico e as particularidades do seu quadro, será possível encontrar a melhor alternativa para sua qualidade de vida e bem-estar.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para agendar uma consulta com o Dr. Diego e fazer uma avaliação, não deixe de entrar em contato pelo WhatsApp!
Dr. Diego Falcochio
Especialista em Cirurgia de Mão e Microcirurgia
CRM 122897 | RQE TEOT 11.487
Leia também: